SELECIONE O SEU IDIOMA: pt pt en

 

 










Consumo e Retalho

Entre os vários setores em que a Leadership Business Consulting (LBC) atua encontra-se o do retalho, que tem vindo a registar uma tendência de consolidação, à medida que o crescimento natural do mercado abranda, aproximando-se da saturação.

Ganhar escala

O interesse de players internacionais em mercados anteriormente reservados a empresas locais tem reforçado a necessidade do retalho de ganhar escala para ter o direito a competir, permitindo, entre outros, um maior poder negocial junto dos fornecedores e o aproveitamento de sinergias pela criação de centros de distribuição regionais de grande dimensão ou utilização de frotas de transporte próprias. Neste contexto, o imperativo do crescimento tem conduzido à redução das margens operacionais e à procura de modelos mais eficientes para servir o cliente e ganhar/manter notoriedade (share of mind). O aparecimento e consolidação de retalhistas online, a proliferação de marcas próprias, a crescente atenção dispensada à agilização da cadeia de abastecimento (lean retailing) e otimização logística, a utilização de sistemas de informação que permitem a integração imediata de dados numa perspetiva não só de controlo mas também voltada para a análise do consumidor, assim como a constante renovação dos formatos e das imagens das principais marcas do setor são alguns dos eventos que marcam a evolução recente.


Criação de valor

Por outro lado, os consumidores são mais exigentes, procurando maior valor, melhor serviço e conveniência. A exposição a ofertas concorrenciais e diversificadas, a emergência de formatos em que a necessidade de proximidade física deixou de ser fator de seleção, a facilidade de comparação de preços em produtos semelhantes, conduzem a que "location, location, location" já não seja o único (ou mesmo o principal) elemento de sucesso do negócio.

Assim, as soluções disponibilizadas pela LBC apoiam as empresas de retalho na superação destes desafios, procurando aumentar a rendibilidade do acionista através de programas de redução de custos, strategic visioning, desenho organizacional e implementação, conceitos logísticos, entre outros, numa perspetiva de criação de valor num mercado dinâmico em que a rapidez de atuação e a capacidade de execução são cruciais para o sucesso.

 

Insights relacionados


simplificacao numa filial2
A filial portuguesa de uma multinacional francesa de cosméticos quis proceder a adaptações internas que simplificassem e melhorassem o quotidiano dos colaboradores e, ao mesmo tempo, promovessem a eficiência operacional.

Ler mais...
 
pensar nas pessoas
Antes de introduzir mudanças na organização, é fundamental conhecer bem as pessoas que constituem a equipa e determinar com exatidão as áreas que serão afetadas pelas alterações.

Ler mais...

Nossos clientes

Consumo e retalho

« Voltar a Indústrias

FALE CONNOSCO

Para saber como a nossa equipa pode ajudar
a sua organização a atingir os resultados pretendidos

Contacte-nos  arrow

Consumo e retalho

consumo e retalho