Notícias e Eventos

Ciclo de crescimento na África Austral para empresas portuguesas

sadc

Na foto, da esquerda para a direita: Sakuzmi Macozoma, empresário sul-africano, Carlos Oliveira, CEO da LBC
e Siza Vieira, Ministro da Economia.

As quatro grandes economias da África Austral poderão entrar num ciclo prolongado de crescimento que arrastará positivamente toda a região e abrirá excelentes oportunidades de negócio para as empresas portuguesas, referiu Carlos Oliveira, Managing Partner da LBC, no Fórum de Negócios Portugal - SADC.

De acordo com a perspetiva da LBC, que já realizou mais de 500 projetos na África Austral, três das quatro grandes economias da SADC que mais interessam às empresas portuguesas, entraram recentemente num ciclo de estabilidade política que lhes poderão proporcionar ciclos sólidos de crescimento económico, se adotarem as políticas económicas adequadas: Angola, África do Sul e Congo. E Moçambique poderá entrar nesse ciclo a partir do final deste ano. Estas economias arrastarão positivamente outras, que já estão em franco crescimento como a Tanzânia e a Zâmbia.

O desafio não será fácil para qualquer destes países. No entanto, será muito mais difícil se não obtiverem o interesse e o envolvimento de empresas internacionais capazes de reforçar as cadeias de valor de vários setores económicos por forma a criar novos empregos e receita fiscal e aumentar as exportações.

O conhecimento da LBC sobre as empresas portuguesas, com mais de 400 projetos realizados em Portugal, levam à conclusão que as empresas portuguesas têm o perfil competitivo certo para alavancarem as cadeias de valor das economias da África Austral trazendo-lhes inovação e tecnologia, competências de gestão operacional, recursos humanos qualificados, através de elevada capacidade de estabelecer parcerias.

“Penso que as empresas portuguesas têm muita competitividade nestes países. AS PME portuguesas têm hoje muita sofisticação e a sua oferta integrou muita tecnologia nos últimos 20 anos.”

Carlos Oliveira acredita que, embora a África Austral enfrente desafios críticos no presente, é um espaço económico de futuro, onde as empresas portuguesas podem ter um papel preponderante no seu desenvolvimento.

Por outro lado, Portugal é a porta de entrada para a Europa mais adequada para estes países, com uma legislação e uma cultura de mercado bastante aberta a investimento estrangeiro.

A LBC já realizou mais de 1.000 projetos em transformação digital, consultoria de gestão e capacitação, em 12 países.

FALE CONNOSCO

Para saber como a nossa equipa pode ajudar a sua organização a atingir os resultados pretendidos

Contacte-nos 

Quer saber como podemos ajudar?

Fale com um dos nossos gestores de clientes:

  

Mantenha-se informado com a nossa newsletter


Dare to be Innovative, Embrace Transformation and Deliver a better world.
© 2019 LBC